eu vou te dar alegria
#120 - bye-bye tristeza, não precisa voltar. hoje vamos falar de músicas que enchem o coração de vontade de viver
olá vocês!
quero começar já elogiando porque tenho os leitores mais lindos e posso provar. há duas semanas soltei aqui um apanhado bom de músicas que já tinham me arrancado lágrimas em algum momento da vida. e vocês entraram na brincadeira e não só citaram suas músicas tristes preferidas como também contaram histórias lindas. de fato me emocionaram tanto que juntei os meus, os seus, os nossos temas de fossa e criei uma playlist muito chorosa porém muito bonita.
o link tá nos comentários daquele texto e terminando aqui você pode ir lá comentar também e ouvir as canções mais tristes deste canal.
mas aí eu fiquei pensando: e as músicas alegres, que fizeram parte de algum momento tão bom e me inspiraram a criar, a sorrir, a botar um cropped e reagir? bom, chegou a hora de lembrar, das (nas palavras da ótima luiza goes), “músicas que me dão uma sensação muito boa de que a vida foi muito boa e ainda pode ser muito boa porque tiveram momentos muito bons embalado por elas”
aqui eu falo de bons momentos ao som de músicas delicinhas e depois vou passar a bola pra vocês fazerem o mesmo. vamo ser feliz junto? vem comigo!
a música mais alegre do mundo pra mim é get along gang. quando se tem seis anos de idade, tudo o que a gente quer é acordar, agarrar um copão de leite com neston e ir pra frente da tv assistir o desenho mais divertido do mundo, a nossa turma, onde bichinhos fofos são amigos e enfrentam um jacaré (?) que tenta a todo custo almoçar algum dos amigos. acho que era esse o enredo, não me lembro totalmente. mas a música, como esquecer?
“get up! with the get along ga-a-a-a-a-a-ang, ah ah ah ah aaaaaah, get up!”
será que a música mais alegre não é the goonies ‘r’ good enough da cindy lauper? porque é só eu ouvir os primeiros acordes para ser transportado direto para os primeiros bailinhos, no fim dos anos 80, com uma renca de pivetes gritando junto con a cindy no refrão. e claro, do meu clássico da sessão da tarde preferido.
“what's good enough for you is good enough for me
it's good enough! it's good enough for me
oh, yeah, yeah, yeeeeeaaaaah”
pensando bem, a música jackie tequila do skank me tirava boas risadas. me lembro muito das viagens com meu tio pelo interior do estado, onde ele ia vender muamba nas feiras e a gente ia conhecer as cidades. e na estrada a fita cassete de calango ia moendo no talo. e os primos revezando o banco da frente e tentando decifrar o que diabos queria dizer aquela letra. se isso não faz de uma canção a mais alegre que existe, não sei o que faria.
“linda, toda, toda linda ela, toda beleza se reconhece nela
jackie tequila, coca-cola e água.. égua, língua, míngua minha mágoa uôuô-iê
I will say: uôuô-iê”
falou em música alegre, falou em pelados em santos. durante todo um verão, bastava juntar meia duzia de moleques no ônibus a caminho da escola, no recreio, nas festinhas, pra saber que a trilha sonora era cantar mamonas assassinas a plenos pulmões. hoje é daquelas lembranças alegres que a tristeza tocou, mas ainda assim, a gente era feliz e sabia.
“pois você, minha pitchula me deixou legalzão
não me sintcho sozinho, ocê é meu chuchuzinho”
pero quizás la música más alegre del mundo seja solo se vive una vez do duo espanhol azúcar moreno. porque esta música tocou em uma festinha de apartamento de uns amigos que fiz em minha primeira viagem para buenos aires. é uma música tão alegre com uma mensagem tão poderosa que grudou na minha cabeça, fez a viagem ser inesquecível e quando resolvi mudar de vida, foi para cá que eu vim, afinal, solo se vive una vez.
“prepárate pa' bailar y cuenta luego hasta tres: one, two, three, ¡caramba!”
se bem que young folks tem tudo para ser a música mais alegre do mundo, porque já começa com assobio e o clipe é desenho animado. só aí já é meio caminho andado. e essa música eu descobri no saudoso fórum do garotas que dizem ni, numa época pré-redes sociais, quando a gente tinha a internet toda para descobrir coisas legais, blogs de textos, comunidades em torno de gostos em comum, gente trocando idéia sobre temas divertidos. sabe quando alguém fala com nostalgia sobre a internet dos anos 2000? essa música é a cara desta época pra mim.
“it doesn't matter what you did
who you were hanging with
we could stick around and see this night through”
sei lá, também pode ser que grace kelly seja a música mais alegre do mundo, porque é uma música tão gay e eu tinha saído do armário há tão pouco tempo quando ela foi lançada que tudo nela me parecia um convite a dançar e ser feliz e que se dane o resto do mundo. e dá uma energia pra fazer uma faxina, que só duas latinhas de red bull poderiam dar.
“I try to be like grace kelly, but all her looks were too sad
so I tried a little Freddie, I've gone identity mad!
agora falando sério, a música mais alegre do mundo, sobretudo nesta época do ano tem de ser pagode russo do luiz gonzaga. essa música possui um vótex tempo-espaço que é tocar um pedaço que automaticamente me vem uma vontade automática de tomar quentão e dançar forró. durante muito tempo a gente era proibido de frequentar festas juninas por motivos de família crente. mas depois que eu cresci ninguém me segura. quermesse de igreja, quadrilha de escola, são joão de vizinhança, pode me chamar pra tudo. bom demais ser brasileiro.1
“parecia até um frevo naquele cai e não cai
parecia até um frevo naquele vai e não vai”
não sei se uma música tão ruim pode ser considerada a mais alegre do mundo, mas se puder, eu voto em say yes da destiny child michelle williams, com participação de suas ex-companheiras beyoncé e kelly rowlands. é basicamente um louvor e repete a mesma frase 387 vezes, mas é tão divertida e me lembra que era uma piada interna entre meu grupo de amigos na faculdade. até hoje quando escuto, só consigo lembrar que passamos semanas atormentando todo mundo nos corredores com o refrão grudento.
“when jesus say yes, nobody can say no
(when jesus say yes, nobody can say no)
when jesus say yes, nobody can say no
(when jesus say yes, nobody can say no)
when jesus say yes, nobody can say no
(when jesus say yes, nobody can say no)”
bom, alegre alegre mesmo, mais feliz que pinto no lixo eu fico quando escuto a menina selena gomes cantar I love like a lovesong. porque me lembra da parada lgbtqia+ há uns anos. eu e o victor ainda estávamos saindo e de repente, ali no meio da multidão sentindo tanto amor e essa música tocou e a gente começou a cantar junto e se olhou de um jeito tão bonitinho, de chamego virando coisa séria. e é claro que virou a nossa música e é claro que tocou no nosso casamento.
“I, I love you like a love song, baby
and I keep hittin' repeat-peat-peat-peat-peat-peat”
e pra citar a música que dá nome a este texto, devo dizer que no momento, a canção eu vou te dar alegria, do arnaldo antunes na voz da bethânia tem sido minha constante dose de calorzinho no coração. começou por acaso, voltando para casa depois da terapia, coloquei uma playlist aleatória para tocar e a música ecoou exatamente a sensação de alívio que eu estava sentindo depois de sair de um período depressivo. foi como vestir a alma com uma roupa bonita e a levar para dançar.
“eu vou te dar alegria, eu vou parar de chorar
eu vou raiar o novo dia, eu vou sair do fundo do mar
eu vou sair da beira do abismo
e dançar e dançar e dançar”
agora sem brincadeira, a música mais alegre do mundo tem que ser esta:
ou esta:
ou definitivamente esta:
e agora, me diz, qual música te deixa feliz, com o astral lá em cima, viciado em viver?
ps: como promessa é dívida, a playlist com as nossas músicas alegres preferidas saiu e tá demais!
júnior bueno é jornalista e vive em buenos aires. é autor dos livros a torto e a direito e cinco ou seis coisinhas que aprendi sendo trouxa, disponíveis em e-book na amazon.
essa eu incluí depois de ler o post da
sobre músicas de festa junina. leiam e assinem, a newsletter dela é demais.
Mambo Number Five eu adoro porque alguém que sugere a little bit of Monica como receita de alto astralexe com minha autoestima hahaha
Listomania do Phoenix! ❤️
E pumped up kids eu acho que chama tb amo!