hoje vou te fazer chorar
#118 - a canção mais triste do mundo definitivamente, sem sombra de dúvidas, de uma vez por todas, só pode ser esta.
olá vocês!
a canção mais triste do mundo é o caderno, do chico buarque. veja bem, que criança não se comove com o apelo do pobre caderno de não ser esquecido num canto qualquer?
“e você vai rasgar meu papel.
o que está escrito em mim comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
a vida segue sempre em frente, oque se há de fazer?”
(o caderno, toquinho e lupicínio moraes rodrigues)
na verdade, a canção mais triste do mundo é essa tal felicidade do tim maia. imagina ouvir aquela voz cantando seu sonho “de formar uma familia como era dos meus pais” no momento em que seus pais (os meus no caso) enfrentam uma separação dificil.
“mas o tempo foi passando e a coisa mudou,
solidão foi se chegando e se acostumou”
(essa tal felicidade, tim maia)
por certo, a canção mais triste do mundo é a via lactea do legião urbana porque, puxa vida, é doído ouvir algo tão pesado como “vem de repente um anjo triste perto de mim” aos 14 anos e se identificar 100%.
“hoje a tristeza não é passageira, hoje fiquei com febre a tarde inteira
e quando chegar a noite, cada estrela parecerá uma lágrima”
(a via láctea, renato russo)
se bem que a canção mais triste do mundo é antologia da shakira, se você for um adolescente que sonha com romances que não pode ter porque se acha feio demais, inadequado demais e gay demais pro resto do mundo. aí de noite, no seu toca-fita, a shakira canta uma coisa tão linda e tão inacessível para você. dói.
“pero olvidaste una final instrucción
porque aún no sé cómo vivir sin tu amor”
(antología, shakira)
por outro lado, a canção mais triste do mundo é last kiss do pearl jam que te engana com o ritmo alegrinho, até você descobrir a letra. o trauma está servido.
“I lifted her head, she looked at me and said
“hold me darling, just a little while”
I held her close, I kissed her our last kiss
I found the love, that I knew I had missed”
(last kiss, wayne cochran)
sei lá, eu só acho que a canção mais triste do mundo é canção pra você viver mais do pato fu, que nem disfarça, já no título a fernanda takai escancara que quer mais é te ver chorando que nem um condenado.
“nunca pensei um dia chegar e te ouvir dizer
não é por mal, mas vou te fazer chorar
hoje vou te fazer chorar”
(canção pra você viver mais, john ulhoa)
ou talvez a canção mais triste do mundo seja o que me importa, na versão do ira. porque vai fazer você olhar em retrospecto suas relações e se sentir um fracassado aos 19 anos, uma idade em que ninguém deveria olhar em retrospecto as suas relações.
“o que me importa ver você chorando, se tantas vezes eu chorei também
o que me importa sua voz chamando, se pra você jamais eu fui alguém”
(o que me importa, cury heluy)
de repente, a canção mais triste do mundo é true colors da cindy lauper, por nenhum motivo especial, mas um dia você pode ser surpreendido aos prantos ouvindo ela no repeat, porque precisava por pra fora a grande confusão na sua cabeça. pelo menos pra mim é triste à beça.
“if this world makes you crazy and you've taken all you can bear
you call me up because you know I'll be there”
(true colors, billy steinberg e tom kelly)
mas eu acho mesmo que a canção mais triste do mundo é eu te amo do chico buarque porque, puta que pariu, porque foi tocar isso no dia que você se separou depois de uma relação de muito tempo?
“se entornaste a nossa sorte pelo chão, se na bagunça do teu coração
meu sangue errou de veia e se perdeu”
(eu te amo, chico buarque e tom jobim)
reparando bem, a canção mais triste do mundo é crying, do roy orbinson porque vai calhar de ser ela que toca no fone de ouvido no momento em que você olha fotos da sua amada avó, falecida recentemente e tal qual a música, você chora por horas inteiras sem pausa.
“yes, now you're gone, and from this moment on
I'll be crying, crying, crying, crying, crying over you”
(crying, joe melson, roy orbinson)
sem dúvidas, a canção mais triste do mundo é leaving on a jet plane na voz da chantal kreviazuk, porque um dia você vai viver em outro país e apesar de ser uma decisão ótima, vai ter aquela saudade doendo forte algumas vezes.
“cause I'm leavin' on a jet plane, don't know when I'll be back again
oh babe, I hate to go”
(leaving on a jet plane, john denver)
pode anotar: a canção mais triste do mundo, eu acredito que seja la distância do roberto carlos porque a versão em espanhol é ainda mais fodida de triste e você vai se pegar sozinho, tomando muito vinho, naquela carência de quarentena, olhando sua vida amorosa em retrospecto e se achando um perdedor aos 38 anos, idade em que é um perigo olhar a vida amorosa em retrospecto.
“si alguna vez, mi amor, piensas en mi, ten presente al recordar que nunca te olvidé”
(la distancia, roberto e erasmo carlos)
* * *
agora falando sério. a canção mais triste do mundo é esta aqui.
ou esta aqui.
ou definitivamente esta aqui.
e para você qual é a canção mais triste que existe?
ps: esta crônica é uma reedição, do antigo testamento da cinco ou seis coisinhas, pois semana de feriados na argentina e eu necessitava uma folguinha. semana que vem voltaremos com textos inéditos.
ps do ps: o texto de duas semanas atrás chegou em um monte de gente, o que significa que 1 - tem mais fãs de chitãozinho e xororó que eu imaginava por aqui e 2 - ninguém aguenta mais evidências. por causa do texto, chegou um montão de gente nova por aqui, então sejam bem vindos! aqui falamos um pouco sobre muitos temas, todas as terças, no mais tardar quartas na sua caixa de email. um abraço e até a próxima edição.
júnior bueno é jornalista e vive em buenos aires. é autor dos livros a torto e a direito e cinco ou seis coisinhas que aprendi sendo trouxa, disponíveis em e-book na amazon.
gente, que lindeza esses comentários. as indicações de vcs são incríveis. e é claro que criei uma playlist desta ediçao á que vou recorrer nos momentos de bad. graças á música, a tristeza também pode ser algo bonito. pra quem quiser acessar a nossa playlist >>>> https://open.spotify.com/playlist/5yeCJyy5nE4XLb2Nj6dMlU?si=R7QU6ACmQwaBWUZUZTKP-Q&pi=XV7pjHuTTMmbG
Aquarela sempre me pega na hora que começa a descolorir a vida. Esse toquinho… 😵💫