13 Comentários

não há como negar a importância de silvio santos para a televisão brasileira, gostamos dele ou não. sua partida marca o fim de uma era, afinal, é enorme a quantidade de brasileiros - como nós - que não conheceu a tv sem silvio santos. quando nascemos, ele já estava lá. e seguiu por muitas décadas. agora, o sbt vai precisar se reinventar para sobreviver.

Expand full comment
author

é um mundo novo pra se imaginar, mas eu não consigo pensar em como deve ser, acho que o sbt precisa de um grande gênio da criação e do marketing para não afundar.

Expand full comment
ago 20Gostado por Júnior Bueno

O texto mais coerente que eu li sobre o Silvio Santos até agora! Para nós, que estudamos um pouco de comunicação, é impossível não sentir a perda dele... Sim, as pessoas tem todo o direito de questionar parte da história dele como camelô, o que ele apoiou na ditadura militar, as falas polêmicas e absurdas e seu posicionamento político. Mas, negar tudo o que esse homem fez pelo entretenimento brasileiro é maluquice!!!

foi como vc disse no texto : nem tudo é 8 ou 80! O ser humano é complexo... E por que Silvio Santos não seria também?

Ate eu que sou de 1998 e não vivi o auge dos anos 80 e 90 estou sentido a perda desse ícone!

Jamais pensei que escreveria um texto falando sobre o homem do baú, mas assim o fiz! E se tiver curiosidade, te convido a ir ver o texto... Não ficou tão bom quanto o seu, mas foi escrito de coração... Mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho maravilhoso 🫶🏽❤️

Expand full comment
author

menino, eu salvei o email pra ver, vou lá agora! obrigado pela leitura.

Expand full comment

Concordo, Ju. Mesmo não tendo sido uma telespectadora do canal (minha mãe só deixava a gente assistir TV Cultura e por tempo limitado) consigo entender a importância de Sílvio Santos para muitas famílias e as inovações que ele trouxe no âmbito da TV aberta. Fora que tem notícias pessoas de que ele era um empregador justo e que ajudava bastante os funcionários, dava liberdade para os apresentadores (no doc de Jô Soares tem falando sobre ele e o apoio que deu quando Jô foi demitido da Globo). Enfim, essa forma de enxergar o mundo em preto e branco é um horror. Um beijo.

Expand full comment
author

são muitas facetas de um homem só, é bastante contraditório mesmo (e quem não é, né?). ver apenas um lado e preferir ignorar o outro é chato demais, nossa, eu já fui esse homem textão, ainda bem que fui aprendendo com o tempo. beijão.

Expand full comment
ago 20Gostado por Júnior Bueno

Você você foi no ponto, Júnior! Texto impecável.

"que sílvio santos eu vou levar na lembrança? o que dava espaço para travestis e transformistas na tvou o que adulava ditadores? o que criou programas divertidos que moldaram meu caráter ou o que fez piada com o cabelo de uma criança negra? os dois, porque ninguém se sustenta sendo só metade".

Eu também coloquei uma breve nota no meu insta com aquela pulguinha trás da orelha de ser julgada pelos erros do Silvio, mas não podia deixar de lado a minha infância com Silvio Santos na TV. O homem que parecia mais legal que Papai Noel e Deus, até. Um homem que mudava a vida de tantas pessoas com sua riqueza, que realizava o sonho da casa própria de tanta gente — que era o meu sonho e ainda é. Ele representou muitas coisas boas para a menina que fui.

Expand full comment
author

puxa, muito obrigado! acho que em alguns casos não tem como perdoar ser fã, porque se pesar na balança a pessoa fez mais mal que bem para o mundo, mas né, o sílvio santos era amado pelas pessoas por sua alegria, alguém que fazia minha avó sorrir deve ter algo de bom no carma. beijão!

Expand full comment

concordo! eu sempre via mais as falhas do que acertos do homem. mas aí a ANTRA fez uma nota sobre como ele abriu espaço no programa dele pra trans e travestis e entendi que no final das contas, Silvio, ou melhor, Senor é só mais um ser humano cheio de contradições

Expand full comment
author

que engraçado isso, né? mas ali no fim dos anos 80, quando era um estigma enorme ser gay/travesti, ele foi um aliado, mesmo que sem saber. eu acho isso bonito e louco. obrigado pela leitura.

Expand full comment

Júnior, as vezes eu só queria morar na sua cabeça! Vc escreveu o texto que eu gostaria de ter escrito. Eu tbm moro fora e senti esquisito a morte do Silvio Santos, como se a ficha ainda estivesse caindo. Meus domingos nos 90 eram tbm de macarronada, frango assado, maionese, tutu de feijão e Silvio Santos. Me lembra minha avó, que não perdia um programa. Como vc, por muitos anos parei de assistir ou acompanhar Silvio Santos e o SBT. Mas saber que essa parte da vida não existe mais, é estranho. O mundo que a gente conhece vai ficando pra trás e a gente vai sentido a finitude da vida. É muito estranho.

Expand full comment
author

hahahaha, melhor comentário! e sim, o sentimento é de que o que é conhecido e seguro está acabando e o que vem ainda é uma incógnita. obrigado pela leitura, um abraço.

Expand full comment

Adorei o abravanepo hahaha

Expand full comment