4 Comentários
Avatar de User
Avatar de Emmanuel do Valle

Vou lançar uma teoria aqui. Em inglês, além do "thank you", existe uma outra expressão de agradecimento, mais antiga, que caiu em desuso: o "much obliged", que é a tradução literal do nosso "muito obrigado" e tem a mesma origem, digamos, "obrigatória".

Imagino que, durante o estreitamento de relações entre Portugal (e Brasil, por tabela) e Inglaterra ali em meados do século XIX, essa expressão inglesa tenha influenciado na difusão do nosso "obrigado" e "muito obrigado" (assim como o povo de Greenville, em "A Indomada", se desculpava dizendo "minhas apologias"). A diferença é que por lá a expressão foi aos poucos sendo substituída pelo mais curto e singelo "thanks" (ou "thank you"), enquanto aqui, por algum motivo, o "muito obrigado" passou a ser o mais comum.

Mas não é preciso recorrer ao "gratidão", se você pegou um ranço irrecuperável da palavra. Basta dizer "grato", nosso correspondente mais adequado ao "thanks" inglês.

Expand full comment
Avatar de Júnior Bueno

aaah, capaz que foi aí mesmo. eles seguiram a vida e a gente ficou obrigado a falar assim. eu até gosto de gratidão, mas por favor, vamos pedir pro lula vetar pra sempre o gratiluz.

beijão querido, obrigado pela visita.

Expand full comment
Avatar de Mariana Felipe

que texto lindo, xu! ia dizer que foi um tapa na minha cara, mas na verdade foi um carinho.

também estou imersa no mundinho Aubrey Plaza e o monólogo que ela fez na abertura do Independent Spirit Awards, em 2020, é genial. ela simplesmente zoou alguns dos principais atores de Hollywood assim, sem medo de nada kkk

Expand full comment
Avatar de Júnior Bueno

brigado best!!!

e já vou correndo ver o monólogo da mamãe no ISA.

Expand full comment