3 Comentários

1) Como assim Nadir Figueiredo é homem? Eu me lembro vivamente de uma propaganda antiquíssima dos copos onde havia uma festa e tal, e no fim a voz em off dizia "DA Nadir"! Tudo bem, o artigo feminino pode se referir à empresa. Mas que a gente ficou com a ideia de Nadir ser uma mulher, ah, ficou...

2) A origem tupi dos nomes de localidades no Brasil é bastante abrangente. Itaperuna, a cidade onde cresci, é uma delas. O engraçado é que o significado que eu aprendi ainda molequinho na escola, nas aulas de Estudos Sociais no Colégio Estadual 10 de Maio, era "caminho da pedra preta" (ita = pedra, pir = caminho, una = preta). Mas parece que recentemente a interpretação mudou: algumas fontes dizem ser "pedra erguida escura", porque a partícula do meio seria "byr" (= erguida) e não "pir". Fiquei em choque.

3) Essa dos roteiros eu sabia. Convivi muito tempo com estudantes de cinema, né? (solta o emoji marrento de oclinhos escuros).

Expand full comment

1 - te juro juradinho que se não fosse o marcelo duarte do guia dos curiosos falando eu também não iria acreditar. mas fui pesquisar e pode estourar o balão com gliter azul, porque é menino.

2 - a falta que faz a gente ter uma matéria ensinando as línguas originais na escola. quem sabe não corrigem isso, tá em tempo. ps: eu amava as aulas de estudos sociais. cheguei a pegar o último ano de o.s.p.b, mas essa eu não achei legal não.

3 - fofoca pela metade quase mata fofoqueiro. hahaha

um beijão, querido!

Expand full comment

esse é 100% meu conteúdo, especialmente de etimologia, história e cinema.

inclusive capote é como minha família, do lado cearense, chama galinha d'Angola! eles vieram pra São Paulo há muito tempo, não sei se ainda hoje se chama assim por lá.

Expand full comment