we are folia
#57: hoje você vai saber de uma vez por todas porque raios o carnaval todo ano cai numa época diferente
hola que tal?
semana passada meu marido, que é colombiano, me perguntou porque o carnaval sempre muda de data, nunca é todo ano no mesmo dia. palestrinha que sou, expliquei a razão pra ele, porque tem a ver com a data em que cai a páscoa. então ele me falou que era estranho uma festa tão libertária e anárquica como o carnaval estar atrelada à igreja católica.
confesso que não tinha pensado nisso ainda, mas como eu amo um bom debate, argumentei que o carnaval tinha sido criado para ser anti-religião, ou seja, quando o povo se permitia não pensar no espírito, só na carne. “tá, mas isso foi antes, e agora, porque os donos do carnaval não se organizam para desvincular o carnaval do cristianismo?”
eu achei engraçado ele pensar que o carnaval tem dono. quem seriam esses “donos”? respondi que o carnaval faz o dinheiro circular, onde a festa é mais tradicional e que talvez não fosse viável mudar de data. além disso, “o dono do carnaval” é o povo e é pouco provável que essa ligação seja visto um problema. e por fim, não importa a origem, o importante é o feriado. e foi aí que eu lancei mão de um ditado do tempo do ronca pra ilustrar: “o brasileiro não quer saber quem pintou a zebra, a gente quer é o resto da tinta”.
confesso que não sei se me expliquei bem, mas é isso. até aqui em buenos aires, onde não tem a tradição de carnaval, o feriado é garantido. e do crente ao ateu, quem não gosta de feriado já tá meio morto por dentro.
daí que você recebe este número dasua newsletter numa terça-feira gorda. espero que você não esteja abrindo o seu e-mail no feriado, mas se tiver, hoje eu explico porque raios o carnaval sempre muda de dia e conto uma curiosidade sobre um hino do carnaval baiano. vem comigo!
we are carnaval
com quantos anos você descobriu que we are the world of carnaval, hino do axé e consagrado por décadas nasceu como um jingle de propaganda de óticas? eu também só descobri nesta semana, graças a esse tiktok aqui.
em 1988 a rede soteropolitana óticas ernesto idealizou uma campanha para arrecadar fundos para as obras de caridade da irmã dulce. como os gringos haviam feito o we are the world em prol da áfrica, o publicitário nizan guanaes (sempre ele) pensou: vamos fazer o mesmo aqui.
e assim nasceu a canção. para gravar, ícones da recém criada axé music, então mais conhecida como fricote (do inglês, freak out)
estão ali, entre outros: lazzo matumbi, ricardo chaves, jussara silveira, a hoje ministra da cultura margareth menezes, daniela mercury (provando que ninguém saiu ilesa da moda do cabelo repicado nos anos 80), e um imberbe durval lelys muito do gatinho.
o negócio deu tão certo que a música foi regravada por todo mundo, de banda eva a banda beijo e hoje é musica obrigatória em todos os trios. bom, se você não sabia, agora tá sabendo.
todo ano a mesma coisa
nunca muda, mal virou fevereiro na folhinha (olha a referência entregando a idade) e duas perguntas começam a pipocar por aí:
qual vai ser o hit desse carnaval?
o carnaval cai que dia esse ano?
olha, pra primeira eu acho que vai ser zona de perigo do leo santanna. já fomos melhor que isso, mas é o que tem pra esse ano. eu pessoalmente prefiro lovezin, que hitou graças ao xurrasco, muso do verão 2023.
pra segunda a resposta é: depende. isso porque o carnaval realmente depende de quando vai ser a páscoa, essa sim uma data móvel. respondido? claro que não. por que afinal a pascoa muda de dia todo ano?
bom, tudo começou há algum tempo atrás, na ilha do sol no concílio de nicéia, século 4 d.c. ali se definiu que a páscoa seria celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera no hemisfério norte (ou equinócio de outono no hemisfério sul), que acontece por volta do dia 20 ou 21 de março.
como o ciclo lunar é de cerca de 29,5 dias, e o calendário solar é de cerca de 365,25 dias, há uma diferença entre eles que faz com que a data mude a cada ano.
dessa forma, a data da páscoa pode cair entre os dias 22 de março e 25 de abril, dependendo da posição da lua e do equinócio de primavera (ou outono). mas veja bem, a páscoa não é para celebrar a ressurreição de jesus? então porque escolheram uma data móvel?
porque apesar de recente, o cristianismo começava a dominar o ocidente através do imperio romano. e com isso tratavam de ressignificar festas pagãs, como a da chegada da primavera em que se celebrava a fertilidade da terra e a volta do verde após o inverno.
esses ritos que remontavam a antiguidade faziam reverências à divindades como ostara, deusa da fertilidade, amor e do renascimento nas mitologias anglo-saxã, nórdica e germânica. na primavera, lebres e ovos coloridos eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. (lebres e ovos, não soa familiar?)
e o carnaval onde entra? há muitas versões para sua origem, mas da forma como o concebemos hoje, vem da tradição de se resguardar e abster nos 40 dias antes da semana santa. como a ordem na quaresma era santificar o corpo e a mente (não comer carne, jejuar, meditar e fazer penitências), o último dia antes desse período se permitia tudo. era a festa da carne, a terça-feira gorda (mardi gras em francês).
e se podia tudo mesmo, era (e continua sendo) um período de excessos, onde a ordem é gozar a vida e rir da lei (a igreja católica, no contexto original, mas autoridades em geral desde sempre). é quando todos temos direito à uma alegria fugaz, uma ofegante epidemia que se chama carnaval.
links, links, links!
esse vídeo caótico em que a drag queen trixie mattel tenta, sem sucesso, fazer um quiz com as icônicas atrizes jane fonda, rita moreno, lily tomlin e sally field. divertidissimo.
e por falar em drags, e a anitta que virou lip sync for your life?
o perfil @carnavais_artificiais usa inteligência artificial para recriar carnavais antigos no brasil.
TOP 10
minhas queens preferidas de “rupaul’s drag race”
jinkx monsoon - season 5
katia - season 7
bianca del rio - season 6
jujubee - season 3
ongina - season 1
carmen farala - espanha season 1
cristal methid - season 12
bob the drag queen - season 8
valentina - season 9
tia kofi - reino unido season 2
juriji - espanha season 2
hey, chegou até aqui? pois se gostou ao ponto de ler até o fim, que tal apoiar essa publicação autoral, independente, sem recurso e sem assinaturas? é só chamar na dm . qualquer quantia é bem-vinda, é só pensar quanto você investiria numa assinatura de um conteúdo que você curte. outra forma bacana de ajudar é compartilhar com quem você acha que gostaria de ler meu conteúdo. desde já muito obrigado!
júnior bueno é jornalista e vive em buenos aires. é autor do livro cinco ou seis coisinhas que aprendi sendo trouxa, disponível em e-book na amazon.
Essa história das datas me lembrou um caso curioso: o ano em que o Rio teve dois Carnavais.
Foi em 1912. Em fevereiro, uma semana antes da folia, morreu o Barão do Rio Branco, diplomata, ministro das Relações Exteriores e figura muito querida no país (seu enterro no Cemitério do Caju foi concorridíssimo). Com isso, o então presidente da República, o Marechal Hermes da Fonseca, decretou luto oficial e suspendeu o Carnaval, transferindo-o para abril.
Porém, passada uma semana, por mais simpatia que tivessem pelo Barão, os cariocas nem quiseram saber: comemoraram o Carnaval assim mesmo, nas ruas, nos cordões, nos ranchos. A imprensa, elitista, criticou o povo, que deu de ombros. Nas ruas, cantava-se uma marchinha sacana:
“Com a morte do Barão
Tivemos dois carnavá
Ai que bom ai que gostoso
Se morresse o Marechá”
E em abril, o povo saiu pela segunda vez às ruas e comemorou tudo de novo - agora oficialmente.
hahaha, que história maravilhosa!!! vou guardar pra contar numa futura nl. ❤️❤️❤️