Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Emmanuel do Valle

Morei em muitos endereços entre a infância e a adolescência. Me lembro da maioria, mas umas obviamente marcaram mais do que outras. Já escrevi (e descrevi com todos os detalhes que a memória preservou) sobre uma delas - um beco em que morei em Itaperuna nos idos de 1986/87 - no Facebook faz alguns anos, inspirado por uma visita de recordação que fiz ao mesmo lugar, perto do Natal de 2013.

Mas o mais inesquecível de todos foi aquele pra qual me mudei logo depois: rua Arlete Lichotti Tinoco, nº 103, bairro Cidade Nova, também em Itaperuna. Era a rua (hoje, tadinha, rebaixada a "travessa") que ficava "atrás da Pecuária" que comentei no outro post. Por lá morei do fim de 1987 até abril de 1995, quando me mudei pra Campos. Ou seja, pegou bem no coração da infância, naquele período crucial da nossa formação como pessoa.

As lembranças são muitas: pessoas, casas, carros, terrenos baldios, brincadeiras, brigas, paralelepípedo, terra batida, bicicletas, a venda da esquina. Cada palavra chama dezenas de memórias. Eu precisaria, como o Proust, escrever vários volumes do meu "Em Busca do Tempo Perdido" pra registrar cada uma delas. Mas gosto muito de ler as de todo mundo.

Expand full comment

Nenhuma publicação