rinha de santo
#117 - santo antônio ou são valentim? para arranjar um amor, todo santo serve, menos santo onofre, o padroeiro dos solitários
olá vocês!
amanhã no brasil se celebra o dia dos namorados. mas só no brasil, porque no resto do mundo o dia dedicado ao amor é 14 de junho, dia de são valentim. valentim foi um bispo que viveu em roma no século 3. por causa das muitas guerras que o imperio enfrentava o imperador cláudio segundo proibiu o casamento, porque achava que soldados solteiros eram melhores no campo de batalha. então, valentim realizava matrimônios clandestinamente.
até que um dia o descobriram. mesmo preso e condenado à morte, o bispo recebia cartas e flores de pessoas que acreditavam no amor. também foi na cadeia que valentim se apaixonou pela filha de um dos carcereiros, um amor condenado a não se realizar. reza a lenda que valentim milagrosamente a fez enxergar novamente. antes de sua execução em dia 14 de fevereiro de 269, o bispo escreveu uma carta de despedida à sua amada, assinando com a frase: “de seu valentim”.
dois séculos mais tarde, no ano de 496, o papa gelásio declarou valentim santo. a data de sua morte foi escolhida pela igreja como dia dos namorados para incentivar casais que pretendiam se unir em matrimônio. e é por isso que em grande parte do mundo se comemora o dia de são valentim com flores, declarações e demonstrações de amor. mas se pela tradição católica, o dia dos enamorados é 14 de fevereiro, porque o brasil, sendo um país tão católico não aderiu ao culto a são valentim e adotou a data?
a resposta tem a ver com outro santo também famoso por realizar casamentos. acontece que nos países ibéricos como espanha e portugal, o bichão era santo antônio de pádua. nascido fernando de bulhões y taveira de azevedo, e em lisboa, no ano de 1195, antônio foi cognominado o martelo dos hereges por sua pregação singela porém incisiva. mas seu legado, principalmento no brasil, foi ser o santo casamenteiro.
santo antônio se dedicou à ajudar os mais pobres, distribuindo comida por onde passava. sua fé era tão inabalável que gerou histórias surreais, como a de que ele encantava peixes, foi visto com o bebê jesus no colo e uma vez converteu a jumenta de um homem herege, para que este pudesse ver que até os animais adoravam a deus. verdade ou mito, o fato é que ele foi um dos santos com o processo de canonização mais rápidos da história: apenas 11 meses depois de sua morte e com 53 milagres listados, antônio virou santo.
mas e os casamentos? apesar de nunca ter pregado em seus sermões palavras sobre relacionamentos ou casamentos, ele ficou conhecido por ajudar as mulheres solteiras a encontrarem um marido devido à ajuda financeira que dava a moças humildes, já que naquela época as noivas precisavam de um enxoval e um dote para conseguirem se casar. daí vem a tradição de fazer simpatias pra encontrar o amor no dia 13 de maio, dia da morte do santo e por isto, dia em que o cultuam.
pra desencalhar ou mesmo para fazer um namoro estancado avançar para casamento, os fiéis fazem de tudo: colocam a imagem do santo no congelador, roubam o menino jesus de seu colo ou o viram de ponta-cabeça num copo com água. se não vai por amor, vai na base da violência. mas dizem que dá certo, é fazer a simpatia e correr para o abraço. mas pelas dúvidas eu desconfiaria do presente dado pelo santo. porque se alguém me torturasse dessa maneira para conseguir um enrosco, eu arrumava um traste, só de raiva.
como na terra de santo antônio, são valentim não se cria, o dia dos namorados no brasil é diferentão. não foi uma data escolhida ao acaso, apesar da motivação por trás do 12 de junho ser puramente comercial. acontece que na década de 1940, comerciantes de são paulo estavam preocupados com a queda de vendas. teria sido de joão dória (pai do outro dória, aquele lá) a ideia de criar uma data para que casais apaixonados pudessem trocar presente. sim, foi uma data inventada para torrar o estoque de flor e pelúcia do mercado.
o motivo da escolha é que 12 é véspera do dia de santo antônio, tal como o namoro é véspera do casamento. anos 40, né, namoro era pra casar. enfim, escolheram o dia, só não se atentaram para um detalhe: o dia 12 já tem um santo para chamar de seu. santo onofre, é um dos santos mais casca grossas que já existiram. ele foi um eremita do século 4. pouco se sabe sobre sua vida, mas acredita-se que ele tenha nascido no Egito e tenha vivido como eremita no deserto, dedicando-se à oração, à penitência e à busca pela santidade.
sua devoção e disciplina espiritual o levaram a ser reconhecido como um modelo de vida ascética. santo onofre se isolou do mundo em uma caverna, onde passou longos períodos em meditação e oração, renunciando aos prazeres terrenos em busca da comunhão com deus. ou seja, o dia mundial do amorzinho gostoso caiu justo no mesmo dia do santo mais solitário que existe. coisas da vida.
mas se você acha que a rinha de santos do amor está completa com o antônio versus valentim, ainda tem outros nomes de peso a quem recorrer. santa mônica é a padroeira das esposas. arcanjo rafael ajuda os casais em crise. santa adelaide cuida especialmente das viúvas que querem arrumar um novo marido. e são josé é quem ajuda a manter as famílias unidas e felizes.
e pra quem é do vale, são sebastião é quem vai te ajudar a arrumar o bofe dos seus sonhos (ou pode inspirar seus sonhos com aquele shape). pra quem quer uma história de amor tipo “até que a morte os separe”, recomendo rezar para são sérgio e são baco. a história dos dois foi recuperada em documentos gregos antigos e os descreve como amantes. eles foram oficiais do império romano que permaneceram juntos até depois da morte. baco teria aparecido a sérgio, incentivando-o a seguir fiel ao cristianismo.
para as sáficas, as padroeiras do amor são santa perpétua e santa felicitas, mártires africanas que selaram seu amor com um beijo antes de morrerem condenadas por professar a fé cristã. mas se você for seguidor ou simpatizante das religiões de matriz africana, a orixá do amor é oxum, que rege as águas, a fertilidade, as coisas doces e protege as gestantes e as crianças recém-nascidas. seu dia é 8 de dezembro. para quem curte mitologia grega, afrodite e seu filho eros são os protetores do amor.
se você não tem fé em nada e só acredita mesmo no amor, qualquer dia é dia de celebrar uma união, alguém especial na sua vida ou mesmo a delícia de estar no momento sendo sua melhor companhia. eu, como devoto dos santos paul, john, george e ringo, faço minha prece: “love is all we need”.
júnior bueno é jornalista e vive em buenos aires. é autor dos livros a torto e a direito e cinco ou seis coisinhas que aprendi sendo trouxa, disponíveis em e-book na amazon.
adorei a tinha de santos! acho incrível essa capacidade brasileira de ter muitos santos em muitas religiões que simbolizam as mesmas coisas - ou coisas parecidas. agr outro santo que acho babado era São Bento! dizem q ele era exorcista
Menino, minha mãe era devota de Santo Antônio e ela falava que não se pedia marido para o santo, pois ele arranjava qualquer um. Hahahha
Um beijo.