como leite ou como vinho?
#167 - edição extra - um filme de 1975, uma novela de 1985, um álbum de 1995 e uma série de 2005. será que esses fenômenos de massa envelheceram bem?
olá vocês!
há 50 anos, um filme de suspense de orçamento mediano foi tão, mas tão bem sucedido que praticamente inaugurou a era dos blockbusters no cinema. há 40 anos, o país parava para ver as aventuras de uma cidadezinha fictícia do interior, mudando para sempre a história da novela no brasil. há 30 anos, uma cantora praticamente desconhecida alcançava números massivos e impressionantes, alterando para sempre o rumo do pop rock. e há 20 anos uma sitcom caia na boca do povo ao tentar ensinar à sua geração como (não) se conta uma história de amor.
esses produtos foram verdadeiros fenômenos culturais: moldaram o gosto de uma época, geraram frases repetidas à exaustão, ditaram moda, estilo, comportamento. mas o tempo passa, e com ele muda o que a gente acha engraçado, bonito, tocante, aceitável. neste número da newsletter, revisito quatro gigantes da cultura pop e tento responder à pergunta que sempre me interessa mais do que o sucesso em si: como eles resistem ao tempo? o que ainda pulsa e o que já devia ter sido aposentado com carinho? na edição de hoje um filme de 50 anos, uma novela de 40, um álbum de 30 e uma série de 20. feel old yet? então vem comigo!
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a cinco ou seis coisinhas para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.