a hora da estrela
#79 - bem vinda ao mundo, clarice com você nasceu - mais uma vez - uma vontade gigante de fazer esse mundo dar certo.
olá clarice!
você bem deve ter adivinhado que os domingos costumam ser melancólicos e tediosos e resolveu nascer em um, só pra poder mudar o astral de um dia meio assim-assim. pois bem, você foi a boa notícia deste domingo, da semana, de 2023. fosse só por isso já valeria a pena ter esperado tanto, mas tem muito mais. seja bem vinda, garota, deixa eu te contar um pouco sobre o lado de cá. vem comigo!
já te adianto que o mundo é bem esquisito, barulhento, incompreensível no começo. tem muita beleza e muita miséria. as contradições podem até dar um nó nessa cabecinha, mas elas são parte da experiência de estar aqui. não é um mundo onde todas as pessoas tem o básico - educação, saúde, comida no prato - já de saída. e isso dá uma raiva danada. (repare sempre nas pessoas que têm raiva das injustiças, e buscam um mundo melhor. isso diz muito mais sobre o coração dessa pessoa que a quantidade de vezes em que ela fala sobre deus).
enfim, o mundo é bem complicado.
ai pera, assustei você, não chora. shhhh, shhhhh, passou, passou. tem muita beleza também, a gente é que esquece. tem a natureza aí resistindo e reinando. é cada pôr do sol, barulho de água, canto de passarinho, fruta no pé, flor, cheiro de terra molhada. os bichos, tão importantes quanto a gente neste mundo, cada um mais lindo que o outro. tem o céu cheio de estrelas nas noites do cerrado. tem o mar, ah o mar, não tem nada mais bonito e poderoso, a gente fica assim pequenininho, silencioso escutando as ondas e olhando o horizonte, tentando ver se ele acaba. e cadê que acaba?
e tem arte. música, cinema, desenho, literatura, circo, teatro, muita coisa feita pra emocionar a gente. e ciência também. os humanos criam umas coisas inacreditáveis, nem tudo é bomba e guerra. e tem família, a comida, cafuné, colo de avó, almoço de domingo, banho de piscina. o mundo é tá mais pra bom que pra ruim, afinal. você vai ver que vale a pena essa aventura chamada vida.
sua mãe e todas as mulheres do seu convívio seguramente estão eufóricas com uma nova geração que vai escrever a história, mas também um tanto apreensivas. são demais os perigos dessa vida para quem é mulher. eu sinto muito, mas até aqui, nós falhamos em criar um mundo seguro e justo para você. mas é um voto enorme de confiança da sua parte inspirar a gente a melhorar. mesmo que você não faça idéia disso, você nasceu numa casa onde jorra vontade e atitude para melhorar o mundo. sabe aquelas pessoas em quem você pensa quando procura razões para seguir em frente? os seus pais são assim
e não teria duas criaturas mais certas no mundo para gerar e formar outro ser. que sorte a sua, que sorte a nossa. eu amo seu pai e sua mãe, como indivíduos, dois dos meus melhores amigos. e amo muito o time que eles formam juntos. que dobradinha bonita de ver. sua mãe é uma jornalista que eu vi florescer e mostrar ao mundo textos muito bonitos e importantes. uma mulher atenta ao seu tempo e a importancia do espaço que as mulheres devem ocupar no mundo.
você ouviu como ela canta bem? eu costumo dizer que cada vez que ela canta, um anjo ganha asas. pois ela luta melhor que canta. cada passo que você der, cada barreira que você romper, cada vez que você conquistar alguma coisa, lembra da sua mãe e das mulheres que vieram antes dela e que lutaram e continuam lutando pelo seu direito de ser uma garota livre. em algum momento você vai aprender que mulher é coletivo neste mundo: sempre que uma mulher erra, todas as mulheres são julgadas por isso. mas quando você acertar, vencer, desafiar, ousar, todas as mulheres vão estar lá com você.
quanto a seu pai, chamam de designer seu ofício, mas é muito mais que isso. é um criador de belezas. daqueles que não importa o que faça, seja num papel, numa tela de computador, numa parede da casa. ele olha praquilo com um olhar meio fixo, concentrado e quando é fé, pá! ele extrai dali algo que encanta. poesia em forma de imagem. eu sou fã, você também vai ser. porque ele é o bom gosto em pessoa para livros, fotos, músicas. e tem um abraço tão bom, você vai adorar.
claro que um par chamado elis e vinícius não poderiam ter uma vocação que não seja tacar beleza no mundo. e eles começaram a se chamegar trabalhando juntos em movimentos sociais na época da faculdade. claro que, tímidos que são, demoraram para sair da paquera para os finalmente, precisou de um alguém para dar um empurrão (literal) de um na direção do outro. é, querida, ninguém sabia, mas naquela brincadeira de torcer para dois amigos ficarem, sua história estava sendo escrita.
e obrigado por chegar nesse mundo. não repara a bagunça, ele é assim mesmo. mas olha pelo lado bom, você vai ajudar a construir ele. eu tenho uma fé em você enorme, tenho certeza que com você e por você, o mundo vai ser um lugar muito melhor. parece um trabalho tão grande pra uma garotinha assim tão pequena, mas a valentia não liga muito pra tamanho. sua avó mauricélia mesmo, tão baixinha, é uma mulher muito valente.
clarice, eu te desejo a leveza, o riso e o calor de uma família sempre amorosa. e te desejo a sorte de poder ser criança o maior tempo que for possível. desejo que você descubra que não tem limites no mundo para quem sonha. e que você sonhe, imagine e crie um mundo divertido e cheio de possibilidades. nós ainda não nos conhecemos formalmente, e vai demorar um tanto pra gente estar cara a cara, mas eu tenho a certeza que vamos ser muito amigos.
com amor, seu tio júnior.
links, links, links!
e já tá meio velho já o link, mas eu amei muito este fio no twitter (me recuso a chamar a rede de x) com as fotos tomadas pelos recenseadores do ibge em cantos diversos do brasil. aproveite e vote nas finalistas no site oficial do censo.
a última edição da newsletter segredos em órbita, da
foi a melhor leitura desta semana, disparado. já assinaram? pois assinem.e vi num fôlego só os três episódios da série documental a superfantástica história do balão, sobre a trajetória da banda mirim dos anos 80 balão mágico, que também era um programa infantil. me emocionei muito revisitando estas lembranças. tenho uma memória borrada desta época, mas me lembro bem do fofão, a simony, o maike o toby e o jairzinho (<3). a série dirigida por tatiana issa e guto barra é bem rica de materiais e depoimentos e não se furta de nenhuma polêmica.
TOP 10
programas infantis que marcaram minha infância
balão mágico
tv colosso
glub-glub
x tudo
rá-tim-bum
bozo
a família dinossauro
o agente g
o mundo da lua
o mundo de beakman
hey, chegou até aqui? pois se gostou ao ponto de ler até o fim, que tal apoiar essa publicação autoral, independente, sem recurso e sem assinaturas? é só chamar na dm . qualquer quantia é bem-vinda, é só pensar quanto você investiria numa assinatura de um conteúdo que você curte. outra forma bacana de ajudar é compartilhar com quem você acha que gostaria de ler meu conteúdo. desde já muito obrigado!
júnior bueno é jornalista e vive em buenos aires. é autor do livro cinco ou seis coisinhas que aprendi sendo trouxa, disponível em e-book na amazon.
"isso diz muito mais sobre o coração dessa pessoa que a quantidade de vezes em que ela fala sobre deus" ♥️ Que edição mais linda, Júnior. Obrigado. E bem-vinda a essa estrelinha!
que lindeza, Junior!! também sou tia e me emocionei aqui. Clarice tá bem já com uma família amorosa assim ❤️ toda a felicidade para vocês!
ps: adorei que vc gostou da minha última edição. é um prazer escrever nessa comunidade substacker :)